Benefícios da Suplementação no TDAH

Benefícios da Suplementação no TDAH

As escolhas que fazemos na alimentação são responsáveis por impactar todo o funcionamento do organismo. Os resultados não se limitam à saúde física, se estendendo também para a saúde cerebral. Além de nos fornecer energia, tudo aquilo que ingerimos é capaz de influenciar aspectos como a cognição, a memória, a concentração e até mesmo o humor - podendo refletir no alívio ou agravamento de sintomas do TDAH.

O que é TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é uma condição neurobiológica comumente diagnosticada na infância. Sua origem é geralmente considerada multifatorial, ou seja, pode envolver fatores genéticos e ambientais.

Uma das associações comuns ao TDAH é um desequilíbrio nos neurotransmissores cerebrais, em especial, a Dopamina. Essa substância química tem papel vital no sistema nervoso central, atuando em funções como regulação do humor, concentração, coordenação dos movimentos e sistema de recompensa do cérebro.

O TDAH impacta essas funções, sendo caracterizado por dificuldades de atenção, manutenção de rotinas, cumprimento de prazos e expressão de ideias, além de inquietude, impulsividade e períodos de hiperfoco. Essa série de desafios pode levar ao desenvolvimento de ansiedade, por exemplo.

O diagnóstico do TDAH só pode ser realizado por profissionais de saúde capacitados, como neurologistas ou psiquiatras. O processo de diagnóstico envolve uma avaliação abrangente, que considera sintomas e técnicas específicas, na busca por um tratamento adequado às necessidades do paciente.

O Impacto da Nutrição no TDAH

Somando ao tratamento convencional, a nutrição tem se mostrado um ponto de interesse no controle dos sinais do TDAH. Enquanto alguns nutrientes são capazes de reduzir sintomas, a carência de outros pode agravar quadros.

O consumo de alimentos ultraprocessados, como doces e embutidos, por exemplo, pode interferir na síntese e produção de neurotransmissores, além de aumentar o dano oxidativo dos radicais livres. Nesse cenário, o equilíbrio nutricional pode ser alcançado através de dietas especiais e da suplementação.
Em destaque, alguns ativos podem ajudar a otimizar o funcionamento cerebral, colaborando para o alívio de sintomas como desatenção, falta de memória, descontrole de humor e, até, favorecendo o equilíbrio de funções cognitivas. A citar:

  • Zinco - presente na fórmula de Harmonize: atua especialmente na área do cérebro ligada à memória e aprendizagem. Ajuda na formação e crescimento de novos neurônios, favorecendo também funções relacionadas à agilidade e empatia.
  • Vitaminas do Complexo B - presentes nas fórmulas de Focalize, Harmonize e Revitalize: em especial a Vitamina B6 tem importante papel no sistema nervoso, participando da produção de neurotransmissores como a Dopamina e a Serotonina, diretamente ligadas ao equilíbrio do humor.
  • Magnésio - presente na fórmula de Harmonize: age em funções relacionadas ao funcionamento cognitivo e bem-estar emocional, favorecendo o equilíbrio do sistema nervoso. Ajuda na redução do cortisol e adrenalina, que são hormônios do estresse, refletindo na redução da agitação, hiperatividade mental e pensamentos obsessivos.
  • Taurina - presente na fórmula de Focalize: tem função moduladora, regulando a excitabilidade dos neurônios e evitando que picos de estímulo prejudiquem o foco e atenção. Com isso, há menos desgaste mental, estresse e ansiedade.
  • L-triptofano - presente na fórmula de Harmonize: atua na produção da Serotonina, neurotransmissor ligado aos sentimentos de satisfação e bem-estar, capaz de afetar várias áreas cerebrais. Reflete na melhora das compulsões, fobias, sociabilidade, redução da raiva e agressividade.\

A Importância do Acompanhamento Médico

É importante destacar que a suplementação deve ser um complemento de uma dieta especialmente desenvolvida para pacientes com TDAH. Além disso, é imprescindível contar com acompanhamento médico para definir, monitorar e avaliar as necessidades individuais de cada paciente. 

A suplementação oferece um suporte nutricional, sem substituir os tradicionais medicamentos prescritos por um profissional de saúde capacitado. A opção visa contribuir com o tratamento, potencializando o bem-estar geral e a qualidade de vida.