Como Ler Rótulos de Cosméticos

Como Ler Rótulos de Cosméticos

O rótulo de um produto desempenha um papel que vai muito além de simplesmente atrair a atenção do consumidor. Nele estão concentradas informações cruciais sobre a composição, validade, restrições e modo de uso. Esses detalhes não apenas orientam o cliente na hora da escolha, mas também são capazes de influenciá-lo para compras futuras. Ao examinar o rótulo de um cosmético, por exemplo, você sabe quais tópicos são os mais importantes para análise? Saiba mais com a Liffe!

Padronização dos Ingredientes

Os ingredientes listados nos rótulos de produtos cosméticos seguem um padrão internacional conhecido como INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient). Originado nos Estados Unidos, esse sistema adota o inglês como idioma padrão para a maioria das nomenclaturas. Dessa forma, a padronização facilita a identificação dos ingredientes em qualquer lugar do mundo, além de otimizar a busca e compartilhamento de informações.

Regulamentação no Brasil

No Brasil, mesmo seguindo a padronização obrigatória do INCI, os rótulos de produtos também devem obedecer às regras da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A ANVISA, portanto, é a grande responsável por monitorar a rotulagem dos produtos, garantindo a conformidade das informações. O descumprimento das normas pode resultar em multas e, em casos mais graves, no recolhimento do produto dos pontos de venda.

Além disso, conforme estabelecido pela ANVISA, todos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes deverão trazer também os nomes dos ingredientes em português. Essa adaptação, aprovada no ano de 2021, visa cumprir as disposições do Código de Defesa do Consumidor, acrescentando as informações à nomenclatura INCI.

Listagem dos Ingredientes

Ao contrário do que muitos pensam, a disposição dos ingredientes em um rótulo de produto cosmético não segue um padrão. No Brasil, não há uma regulamentação específica sobre a ordem de apresentação das substâncias. Na prática, cada empresa é livre para adotar a metodologia que considerar mais apropriada, seja por ordem alfabética ou pela sequência em que os ingredientes foram adicionados à fórmula, por exemplo.

Selos e Certificações 

Alguns termos podem facilitar o entendimento das informações disponíveis no rótulo de um cosmético. Ao se deparar com determinados selos e certificações, é possível ter uma visão mais abrangente, até mesmo, sobre o cuidado dedicado à produção da fórmula. Alguns desses termos incluem:

- Cruelty-free: no português “Livre de Crueldade”, o selo é concedido pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma organização não governamental pelos direitos animais. Significa que o cosmético não causou crueldade com animais em nenhuma etapa do seu processo de fabricação;
- Leaping Bunny: concedido pela Cruelty Free International, uma organização que luta pelo fim dos testes em animais. Atesta que o cosmético é "livre de crueldade" e não realiza testes em animais em nenhuma etapa do seu processo de fabricação;
- EWG Verified: o selo reconhece produtos que atendem a práticas sustentáveis de alto padrão, de forma transparente. É concedido pela Environmental Working Group, uma organização internacional sem fins lucrativos especializada em pesquisa e advocacia de processos mais limpos na indústria cosmética;
- COSMOS: certifica produtos que promovem o uso de ingredientes orgânicos. Vale destacar que, para ser considerado orgânico, o produto deve ter pelo menos 95% das suas matérias-primas certificadas como orgânicas. O selo COSMOS é concedido pela Ecocert, uma especialista mundial na certificação de práticas sustentáveis em produtos naturais e orgânicos;
- Vegano: indica que o cosméticos não possui nenhum ingrediente de origem animal (como leite, colágeno, cera de abelha) e que não realiza testes em animais.

Essa certificação pode ser concedida por diferentes autoridades, destacando as principais: Vegan Action, Vegan Society, COSMOS, PETA e SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).