Conheça o movimento Novembro azul

Conheça o movimento Novembro azul

Novembro Azul é uma campanha com o objetivo de fortalecer a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata. Esse é o câncer mais frequente em homens no Brasil (depois do câncer de pele), mas que ainda envolve muitos tabus. Vamos falar a respeito?

O que é Novembro Azul

A origem do Novembro Azul está relacionada com a história de dois amigos, da cidade de Melbourne, na Austrália. No ano de 2003, Travis Garone e Luke Slattery decidiram associar o uso de bigodes à conscientização sobre a saúde masculina. Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, já que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, era celebrado no dia 17 de novembro.

A figura do bigode relacionada à saúde masculina ganhou popularidade, chegando no Brasil no ano de 2008, com incentivo do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Em 2011, oficialmente, o movimento passou a ser conhecido como Novembro Azul.

A importância de falar sobre Saúde Masculina

Apesar de estar entre as doenças mais comuns entre os homens de todo o mundo, o câncer de próstata ainda é um tema pouco discutido. Parte desse tabu foi gerado a partir do preconceito sobre a realização do exame clínico (toque retal). Infelizmente, muitos homens se recusam a fazer os exames preventivos ou sequer buscam informações sobre o assunto, seja por medo ou vergonha.

É nesse cenário que se destaca a importância de campanhas de conscientização, como o Novembro Azul. A expectativa é quebrar barreiras, espalhando a informação e incentivando os homens a cuidarem da própria saúde. 
Sintomas do Câncer de Próstata 

Na fase inicial, o câncer de próstata tende a não exibir muitos sintomas.  Alguns sinais, porém, podem ser indicativos da doença:

- Vontade de urinar com mais frequência, mas acompanhada de dificuldade para começar e terminar de fazer o xixi;
- Diminuição do jato de urina;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- Emagrecimento e dores na coluna, em casos mais avançados. 
Fatores de Risco
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, já que a incidência da doença aumenta após os 60 anos. Outros fatores estão relacionados a:
- Histórico familiar de câncer de próstata, quando pai, irmão ou tio tiveram a doença antes dos 60 anos;
- Sobrepeso e obesidade;
- Exposição frequente e intensa a substâncias químicas, como produtos de petróleo, fuligem, arsênio e motor de escape de veículo;
- Ser fumante.

Quais Exames o Homem deve Fazer

Para a prevenção e detecção do câncer de próstata, dois exames se destacam:

Exame de PSA: exame de sangue que mede a variação da proteína produzida pela próstata, Antígeno Prostático Específico (PSA), podendo ser indicativo de alterações;
Exame de toque retal: o médico toca a parte posterior e lateral da próstata, avaliando tamanho, forma e textura do órgão.
Em caso de alteração em algum dos dois exames, é indicado realizar uma biópsia para analisar o caso em laboratório. Vale lembrar que, mesmo sem sintomas, é preciso conversar com um médico urologista para avaliar a necessidade dos exames. As informações não substituem a consulta médica, por isso:
- Homens com fatores de risco, devem consultar um urologista, a partir dos 45 anos;
- Homens sem fatores de risco, devem consultar um urologista, a partir dos 50 anos.

O tratamento para o câncer de próstata pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e, até mesmo, observação vigilante, de acordo com o quadro da doença.

Saúde do Homem

O Novembro Azul chama atenção para o diagnóstico do câncer de próstata, porém, o movimento tem a intenção de servir como um alerta para a saúde masculina. É importante lembrar que práticas como atividade física, alimentação balanceada, peso corporal adequado, além de não fumar e evitar bebidas alcoólicas podem ajudar a prevenir o câncer e muitas outras doenças.
Neste Novembro Azul, faça um pacto com a sua saúde: procure um médico, realize exames preventivos e cuide de você. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio!