Quando o assunto é concentração, você é a pessoa que se concentra com facilidade ou aquela que tem dificuldade para manter o foco? Seja qual for a resposta, um fato é que a concentração é uma prática que precisa ser exercitada. Por sorte, alguns hábitos podem ajudar. Vamos descobrir?
Dicas para Melhorar a Concentração
Tenha uma boa noite de sono: tudo começa com uma boa noite de sono! É nesse período que o cérebro descansa e o sistema nervoso central é restaurado. Logo, uma boa noite de sono é vital para a atividade cerebral.
Mantenha-se offline: que tal colocar o celular no modo avião? Se preferir, desligue o aparelho. A intenção aqui é evitar distrações durante momentos de foco, para que você se dedique ao que está fazendo. A recomendação também vale para a hora de dormir!
Meditar é uma opção: separe um momento do dia para ir até um local calmo para meditar. 10 minutos já podem ajudar! Fique em silêncio, de olhos fechados, numa posição confortável e concentre-se na sua respiração, reduzindo o ritmo agitado da rotina.
Atividade física sempre: mexer o corpo ajuda na sua concentração! A prática regular de exercícios favorece a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio para o cérebro, favorecendo a capacidade de concentração.
Suplementação alimentar: complementando a alimentação, os suplementos surgem para garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Focalize, por exemplo, possui uma fórmula rica em vitaminas do Complexo B, que participam ativamente nos processos de produção de energia. O resultado é a melhora das atividades de cognição e vigor físico.
Organize seu espaço: a bagunça prejudica o seu foco! Limpe e organize o local onde você pretende ficar. Pode ser somente a sua mesa ou todo o seu espaço. O importante é estar em um espaço que te permita alcançar o foco.
Faça uma lista: anote todos os seus afazeres e, em seguida, disponha os itens por prioridade. Se preferir, defina uma expectativa de tempo para realizar cada tarefa. Assim, é possível organizar sua rotina de forma mais assertiva.
Conheça o Método Pomodoro: a técnica consiste em dedicar períodos curtos de foco total combinados com momentos de pausa para descansar. O objetivo é aumentar a sua produtividade, sem gerar desgaste.
Faça pausas estratégicas: já chamou alguém para tomar um café ou fazer um lanche rápido? Realizar algumas pausas ao longo do dia, para sair do fluxo de trabalho, pode ajudar no seu foco. Levante-se, alongue-se e, depois da pausa, volte a produzir.
Beba água: ser uma pessoa hidratada te ajuda a ficar mais concentrada! A falta de água pode ocasionar problemas como estresse e enxaqueca, prejudicando sua produtividade. Leve uma garrafinha com você e adote o hábito de beber água com frequência.
Invista no seu conforto: a postura impacta diretamente na sua atenção! Isso porque o cérebro pode acabar se concentrando mais no seu desconforto do que na atividade pretendida. Não leve trabalho para cama ou sofá e mantenha por perto todos os materiais que podem facilitar sua rotina, como fone de ouvido, carregadores, canetas, agendas, entre outros.
Alimente-se bem ao longo do dia: para manter a concentração, o corpo precisa de energia! Não se distraia com a fome e faça pequenas refeições ao longo do dia, investindo em pratos leves e saudáveis. Por outro lado, os excessos devem ser evitados, para não deixar o corpo sonolento. Vale reforçar que o cuidado com a alimentação também inclui não abusar do álcool e bebidas energéticas.
A Dica de Ouro
Existem várias formas de exercitar e favorecer o seu poder de concentração. Para além delas, é essencial investir em um hábito específico: viver a vida bem vivida. Ou seja, dedicar atenção às atividades que te dão prazer.
Sempre que possível, tente aproveitar os momentos de maneira mais devagar. Dedique atenção às conversas, sinta o sabor de alimentos e bebidas, observe as paisagens e se permita ficar mais tempo fazendo o que você gosta - sem dividir a sua atenção.
Boas escolhas podem favorecer a sua capacidade de concentração. Comece escolhendo você!