Fotoproteção e Cuidados com a Pele

Fotoproteção e Cuidados com a Pele

Com a chegada do verão, é natural estarmos mais expostos ao sol. Combinado com o aumento das temperaturas, a perda de água e sais minerais através do suor colabora para um maior risco de desidratação. Além disso, a mistura de ar-condicionado, água salgada do mar, areia da praia e cloro das piscinas também contribui para o ressecamento da pele. 

Sem dúvidas, o cuidado com a pele durante o verão deve ser redobrado - ajudando a preservar seu corpo e rosto do envelhecimento precoce, do aparecimento de manchas, rugas e, ainda, do risco de câncer.

 

O que é Fotoproteção

A fotoproteção pode ser entendida como um conjunto de medidas que visam reduzir a exposição solar. A intenção é prevenir e proteger a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta. Ou seja, quando falamos de fotoproteção, estamos falando de proteção contra os raios UVA e UVB.

As medidas de fotoproteção vão muito além do uso do filtro solar, incluindo cuidados como a escolha de roupas adequadas, acessórios, coberturas, hábitos do dia a dia e consumo de protetores de uso oral.

Cuidados com a Pele no Verão

Proteger a pele da exposição solar deve ser uma atitude diária, mesmo nos momentos em que não há intenção de sair às ruas e se expor diretamente ao sol.

Algumas práticas, portanto, podem ajudar nessa rotina:

- Uso correto do Protetor Solar: o ideal é investir em opções com FPS acima de 30, com proteção contra os raios UVB e UVA. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol, sendo reaplicado a cada duas horas e sempre que suar muito ou entrar na água. Espalhe de maneira uniforme, incluindo regiões como orelhas, pescoço, mãos e pés. 
- Fotoproteção Oral: nutricosméticos, como o Brillhese, são capazes de reforçar cuidados e minimizar os danos da exposição solar. Ativos como Vitamina A (Betacaroteno) e Vitamina E, agem contra o fotoenvelhecimento e ainda colaboram para a preservação do bronzeado. A fórmula também possui Luteína, que protege a retina, reduzindo o risco de degeneração macular relacionado à idade.
- Reduza a exposição: evite se expor ao sol entre 10h e 16h, considerado o período de pico da radiação UV. Sempre que possível, escolha a sombra e complemente a proteção com bonés, chapéus e roupas de algodão.
- Hidratação frequente: reforce o consumo de água nos dias quentes e, se preferir, diversifique com sucos naturais. Adote o uso de loções pós-sol e produtos hidratantes. Vale lembrar que a hidratação pode acontecer de dentro para fora, através do uso diário de nutricosméticos como Hidratese, garantindo que a hidratação chegue até as camadas mais profundas da pele.

Quando procurar um Dermatologista

O autoexame da pele é uma prática de fotoproteção. Durante seu momento de autocuidado, aproveite para se olhar no espelho, observando seu rosto e corpo - incluindo as costas, couro cabeludo e os pés. Preste atenção em pintas e sinais que mudam de tamanho e/ou cor, manchas que coçam e/ou sangram e feridas que demoram para cicatrizar (mesmo depois de um mês, por exemplo).
Em caso de dúvidas, não hesite em buscar auxílio de um Dermatologista e reforçar os cuidados com a sua pele.