O poder da Astaxantina

O poder da Astaxantina

A busca por mais saúde e bem-estar segue alinhada com a ciência, explorando nutrientes que sejam capazes de proporcionar mais qualidade de vida para o ser humano. Em meio a pesquisas constantes, um nome tem se destacado, mostrando benefícios crescentes: Astaxantina. Vem saber mais!

O que é Astaxantina

A Astaxantina é um pigmento natural da família dos Carotenóides. Ou seja, ela é responsável pela coloração vermelha-rosa-laranja de determinadas frutas, vegetais e animais - nesse caso, destacam-se os animais marinhos, como salmão, camarões e lagostas.

Pesquisas constantes

Ao pesquisar sobre a Astaxantina surgem inúmeros estudos a respeito de seus benefícios. Em comum, todos destacam as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias deste nutriente.

- Função antioxidante
Quando falamos sobre as propriedades antioxidantes de um ativo, nos referimos à sua capacidade de neutralizar os radicais livres. Os radicais livres, por sua vez, são moléculas capazes de causar danos nas células saudáveis do corpo, contribuindo para o envelhecimento precoce e uma série de doenças. Logo, a Astaxantina age a favor do nosso organismo, com uma ação protetora das células.
- Função anti-inflamatória
A ação anti-inflamatória da Astaxantina tem efeito analgésico semelhante ao de medicamentos prescritos para doenças graves. A diferença é que se trata de um nutriente 100% natural, sem o risco de efeitos colaterais. A ação vale para dores nas articulações, estendendo seus benefícios para doenças crônicas, como artrite e síndrome do túnel do carpo.

Benefícios da Astaxantina

Não à toa, a Astaxantina é considerada um “supernutriente”, proporcionando benefícios para as mais diversas áreas da saúde. Entre elas:

Saúde Ocular: a Astaxantina beneficia a circulação do sangue na retina, ajudando a prevenir problemas oculares como glaucoma, visão turva e cansaço dos olhos. Sua ação também protege as células dos olhos contra os efeitos negativos dos raios UV. Além disso, devido a seu poder antioxidante, o nutriente ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode levar à perda da visão.

Saúde da Pele: a capacidade da Astaxantina de neutralizar os radicais livres contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Sua ação resulta na redução de danos, suavizando rugas, manchas e marcas de expressão, além de reforçar a proteção contra raios UV, poluição e toxinas externas.

Desempenho Esportivo: seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios podem promover maior resistência física e melhora nos níveis de energia durante exercícios, especialmente em atividades que exigem muito esforço físico, como a corrida. Outro benefício está no fato da Astaxantina reduzir a fadiga muscular pós-treino, acelerando a recuperação muscular após atividades intensas.

Saúde Cardiovascular: a Astaxantina é capaz de melhorar a circulação sanguínea e a pressão arterial. O ativo contribui para a redução do chamado “colesterol ruim”, favorecendo o “colesterol bom”. O resultado dessas ações evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias, ajudando a prevenir doenças como o infarto e o derrame.

Prevenção da Diabetes: a ação antioxidante da Astaxantina protege as células do pâncreas contra os danos causados pelos radicais livres. Logo, o ativo ajuda a prevenir disfunções, colaborando para a produção do hormônio insulina - responsável por manter o controle do açúcar no sangue, evitando assim, a diabetes.

Saúde Cognitiva: entre os benefícios em estudo da Astaxantina está sua ação contra o declínio cognitivo. Devido às suas propriedades antioxidantes, capazes de proteger os neurônios, há a vantagem deste nutriente contra doenças cerebrais, como demência, Alzheimer e Parkinson.

Onde encontrar Astaxantina

A principal fonte de Astaxantina está no consumo de animais aquáticos, entre eles: camarão, salmão, lagosta, lagostim, frutos-do-mar, microalgas, além de peixes como truta e sardinha. Logo, para se beneficiar das propriedades deste nutriente, é preciso ter uma alimentação muito rica nestas fontes. 

A solução para incluir a Astaxantina na rotina pode estar na suplementação, através de fórmulas que contenham o ativo - como o nutricosmético Brillhese, da Liffe. Converse com seu nutricionista e conheça todos os benefícios oferecidos por este, que é conhecido como, o antioxidante mais poderoso.