Suplementos Alimentares e Saúde

Suplementos Alimentares e Saúde

Encontrados em cápsulas, comprimidos, líquidos, granulados e tantas outras formas, os suplementos alimentares oferecem finalidades específicas. Variando em doses e combinações, as opções podem atender a diferentes objetivos, de acordo com a necessidade da pessoa. Vem saber mais!


O que são Suplementos Alimentares?

Suplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação. De acordo com a fórmula, eles fornecem nutrientes que podem estar em falta no organismo. Essa falta pode acontecer por diferentes motivos, desde hábitos inadequados e restrições alimentares, até condições específicas que dificultam a absorção desses nutrientes no cotidiano.

Vale reforçar que suplemento alimentar não substitui alimento. Por isso, os suplementos devem ser usados como um recurso adicional, ao lado de uma dieta variada. A intenção é garantir o equilíbrio, suprindo necessidades do organismo.

Benefícios dos Suplementos Alimentares

A intenção por trás do uso de suplementos alimentares é equilibrar as taxas de nutrientes do corpo. Os benefícios se comprovam na prática! 

Dietas vegetarianas ou veganas, por exemplo, podem exigir a suplementação da vitamina B12 - presente principalmente em alimentos, como ovos, leite e carnes. A falta dessa vitamina pode acarretar problemas como anemias, sensação de fadiga, palidez e, em casos mais graves, falta de ar e tontura. Ou seja, é necessária a correção de deficiências nutricionais.

Por outro lado, quem pratica atividades físicas pode encontrar no suplemento alimentar uma forma de melhorar sua performance esportiva. A suplementação com nutrientes como a Creatina, nesse caso, auxilia a recuperação muscular e aumento de massa magra. 

Já os nutricosméticos ou suplementos da beleza, representam outra série de vantagens. Associados à estética e ao bem-estar, esses suplementos contribuem para o bom funcionamento geral do organismo. As fórmulas são diversas, englobando componentes como colágeno e queratina, por exemplo, que promovem força e resistência para cabelos e unhas, além de firmeza para a pele.

Tipos de Suplementos Alimentares

Ao analisar a composição de um suplemento alimentar, cada ativo será responsável por promover reações metabólicas específicas. Ou seja, os tipos de suplementos diferem de acordo com os nutrientes que fornecem. Algumas das principais categorias são:

- Suplemento Alimentar Hipercalórico: composição rica em gorduras, vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais, para quem deseja engordar - normalmente com o ganho de peso atrelado à prática de atividade físicas.

- Suplemento Alimentar Proteicos: composto de proteínas que auxiliam a recuperação dos músculos. É indicado para quem pratica musculação, ajudando no ganho de massa muscular.

- Suplemento Alimentar Termogênico: possui a função de acelerar o metabolismo, através de ingredientes como guaraná, cafeína e citrus. O resultado é a perda de peso, ajudando quem deseja emagrecer.

- Suplemento Alimentar Antioxidante: agentes como o Betacaroteno evitam o estresse oxidativo. Ou seja, o suplemento atua contra os radicais livres, protegendo as células de doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

- Suplemento Alimentar Hormonal: com a finalidade de regularizar o sistema hormonal, estimula a produção de determinados hormônios, entre eles, o estrogênio e a testosterona.

- Suplementos Polivitamínicos e Minerais: combinando uma série de vitaminas e minerais, a opção ajuda a fortalecer o sistema imunológico como um todo. 

- Suplementos Probióticos: composto por micro-organismos vivos, desempenha o papel de melhorar a flora intestinal, aliviando sintomas (a curto prazo) e amenizando condições crônicas (com o uso prolongado).


Como escolher o Suplemento Alimentar certo

Ao pensar em comprar suplementos, é preciso considerar dois pontos: o primeiro é que cada pessoa possui necessidades nutricionais específicas. O segundo é que, a partir dessas necessidades, deve-se alinhar expectativas com relação aos resultados pretendidos.

Para resolver a questão, é indispensável buscar pela orientação de um profissional de saúde qualificado, como um médico e/ou nutricionista. Ele é quem estará apto para avaliar suas necessidades, sinalizando quais tipos, doses e formas de uso para o seu caso.

Vale lembrar que o suplemento alimentar não é um medicamento e também não pode ser consumido no lugar dos alimentos. Por isso, para conquistar o equilíbrio nutricional, mantenha uma dieta diversificada, investindo em refeições e hábitos saudáveis.