Mude sua Vida com o Exercício Físico

Mude sua Vida com o Exercício Físico

No geral, sabemos que praticar atividade física traz uma série de benefícios para a saúde. Mas e na prática, está faltando motivação para começar? Preparamos uma lista com as maiores vantagens da prática de exercícios, seja para sua saúde física, mental ou social. Confira e prepare-se para sair do sedentarismo!

Os Benefícios da Atividade Física

Para a pele:
Com o exercício há um aumento dos antioxidantes, que combatem os radicais livres. O resultado é mais saúde para as células, prevenindo o envelhecimento precoce.

Para a vida sexual:
Somado aos ganhos de condicionamento físico, o exercício deixa seu coração e seus músculos mais fortes, além de melhorar a flexibilidade. O conjunto pode impactar positivamente o desejo e desempenho sexual.

Para a saúde mental:
Serotonina, endorfina e dopamina estão entre os neurotransmissores liberados durante a prática de atividades físicas. Eles são conhecidos como “hormônios da felicidade” pois são responsáveis por despertar a sensação de prazer e bem-estar. O ganho desse processo inclui regulação do humor, restauração do sono, melhora do apetite e motivação, trazendo melhora também para problemas como ansiedade e depressão.

Para a autoestima:
A sensação de prazer, dever cumprido, melhora do humor e aumento do condicionamento físico traz efeitos psicológicos positivos. Quando realizadas regularmente, as atividades físicas proporcionam uma mudança da autoimagem, gerando mais autoconfiança e autoestima.

Para o controle do peso:
Mexer o corpo é uma das melhores formas de combater o excesso de peso e manter a estabilidade. Os exercícios aceleram o metabolismo, favorecendo o gasto de energia e a queima de calorias. O processo ajuda no emagrecimento, controle de peso e ganho de massa magra.

Para a produtividade:
O exercício físico também aumenta a sua energia para realizar outras atividades. A motivação do treino se estende para sua casa e trabalho, refletindo em mais disposição e determinação.

Para a imunidade:
A prática regular de atividade física ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Há aumento da produção de linfócitos (células de defesa), estímulo da produção de substâncias anti-inflamatórias e aumento de antioxidantes. Ou seja, o corpo fica mais forte, prevenindo fatores de risco associados a doenças crônicas - como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Para a pressão arterial:
A atividade física, em especial exercícios aeróbicos, age diretamente no equilíbrio da pressão arterial. Com isso há redução dos riscos de doenças cardiovasculares, melhorando também a circulação e evitando problemas como inchaço e varizes.

Para a saúde óssea e muscular:
Exercícios de carga e resistência, como musculação ou caminhada, ajudam a fortalecer os ossos, músculos e articulações. O resultado é a prevenção de doenças como a osteoporose e a redução de riscos de lesões, quedas e fraturas relacionadas com o enfraquecimento dos músculos e ossos.

Para a socialização:
Praticar exercícios pode ser uma oportunidade de estar com pessoas. É possível dar início a atividades em grupo ou convidar amigos para desafios esportivos, construindo laços que te ajudarão a manter a motivação.

Por onde começar?

Ao contrário do que se pode pensar, começar uma atividade é muito mais simples do que parece. A regra é se movimentar! Em sua rotina diária, por exemplo, experimente trocar o elevador pelas escadas ou realizar trajetos curtos caminhando e não de carro. No trabalho, faça pequenas pausas para alongar-se ou ir buscar um copo d’água.

Até mesmo em casa, há várias opções para quem deseja começar: abdominal, flexão de braços, agachamento, dança e pular corda. Ao ar livre, há atividades como caminhada, corrida, ciclismo, vôlei e futebol. Por falar em corrida, confira dicas para começar a correr

Seja qual for a escolha, consultar um médico é sempre válido. Uma simples avaliação já é suficiente para verificar como você está de saúde e se há cuidados especiais a serem tomados antes de praticar algum exercício.
Vamos começar?